Carnaval na praça 2013 - por Tiago Marques

Tiago Marques, o "Ritalino"

Domingo (10/02) e terça (12/02) estive presente no evento “Carnaval na praça 2013”. O carnaval este ano homenageou os palhaços da cidade de Londrina. Tivemos até uma marchinha!!!  

A comunidade dos bairros que receberam a festa compareceu em massa e com grande animação. O grupo de maracatu Semente de Angola antes da festa tocou em um cortejo pelas ruas do bairro para chamar a população, a música era de uma energia tão grande e contagiante que arrepiava. Na terça-feira, encerramento do carnaval, foi ainda mais incrível, ao adentrar a quadra o céu desabou em água e para desespero da produção a quadra começou a alagar, este momento foi  mágico, o vento forte fazia a chuva entrar na quadra pelas laterais molhando o palco e os equipamentos ,o que inviabilizava o inicio do show musical. Semente de Angola debaixo de chuva, com seus rostos, corpos e tambores molhados continuou seu cântico-ritual arrepiando todos os presentes. Não eram músicos, nesse momento eram guerreiros, víamos ali ancestralidade. E se alguns brincalhões disseram que eles fizeram a dança da chuva, eles também trouxeram o sol de volta.

Mas ainda tínhamos uma quadra alagada, pelo menos uma parte dela. E aí presenciei o segundo momento mágico do dia, as pessoas indo em casa buscar rodos para puxar a água. A própria população começou a secar a quadra. Alguns palhaços e brincantes puxando a água junto a população e na outra extremidade da quadra, palhaços e brincantes entretendo a criançada com brincadeiras e muita gargalhada.

As crianças ganharam confete e serpentina e brincaram a tarde toda.  No final da festa aconteceu uma ciranda maravilhosa, conduzida pelo mestre brincante Tião Carvalho, e aí, eis outro momento incrível, três grandes rodas dançando a ciranda no meio da quadra. Os adultos não estavam dançando para os filhos dançarem, não era um incentivo deles aos pequenos como é comum. Todos estavam reunidos, de mãos dadas, comungando daquela brincadeira. Nesse momento não havia diferença de idade, éramos todos “cirandeiros”.

A banda comandada por Tonho Costa destacou-se também, com marchinhas memoráveis e uma ótima afinação cantou e encantou. Desceu do palco e tocou no centro da quadra e no domingo acompanhou o cortejo final pelas ruas do bairro. Lindo!

Infelizmente com o contingenciamento de 30% da verba destinada ao projetos aprovados pelo PROMIC, dois bairros que receberiam essa maravilha não puderam receber...

Ficamos muito felizes pelos que receberam. Obrigado a população que fez a festa ser tão gostosa. Obrigado a organização do carnaval na praça, iniciativas como esta são necessárias, na cidade, nos centros, nos bairros afastados e negligenciados. Iniciativas como esta são necessárias em todo o país.

Eu que sempre dizia simplesmente não gostar de carnaval, nesse carnaval aprendi o seu valor , sou fã de carnaval e espero ansioso o carnaval 2014... 

Um comentário:

  1. Obrigado Thiago, obrigado Triolé pela parceria e pela presença. Desde que fizemos o evento fiquei pensando em escrever algo para o pessoal que se empenhou(contratados, voluntarios, parceiros) em fazer essa brincadeira acontecere e ate agora nao consegui, entao o que li aqui é exatamente o que gostaria de dizer a todos e sobre tudo o que aconteceu, vou compartilhar esse texto pois gostaria que todos o lessem,com certeza brincaremos novamente ano que vem, parece que após cinco anos de insistencia e tres de realizaçao efetiva Londrina começaa a olhao para o carnaval com outros olhos, valeu, com certeza.

    ResponderExcluir