Ri Catarina - Oficinas


Pé de Vento Teatro abre inscrições para as oficinas do II Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina a serem realizadas em Florianópolis de 5 a 11 de novembro de 2011.

informações:             (48) 3028 3351       ou 9156 8920 

Visite o site do Ri Catarina CLIQUE AQUI 


  1.  Oficina " Técnicas de palhaço.O Tempo Cômico " com Luiz Carlos Vasconcelos ( palhaço XUXU ) da Paraíba de 09 a 11 de novembro das 9h às 14h ( valor por aluno é de R$ 150,00 ) mais inscrição para o e-mail:oficinaricatarina@pedeventoteatro.com até o dia 4 de novembro de 2012. A lista de selecionados será divulgada no dia 05 de novembro através de e-mail.



  2. Oficina de iniciação:"A Arte de Ser Palhaço "com João Lima / Bahia de 05 a 07 de novembro das 8:30h  às 13:30h.( Gratuito ) - mediante inscrição para o e-mail: oficinaricatarina@pedeventoteatro.com até o dia 31 de outubro de 2012. A lista de selecionados será divulgada no dia 02 de novembro através de e-mail.

Um pouco sobre as oficinas.
Oficina 1: " Técnicas de palhaço.O Tempo Cômico "
com Luiz Carlos Vasconcelos ( palhaço XUXU ) Paraíba
de 09 a 11 de novembro (manha)
Local:Museu Cruz e Souza
R$ 150,00
Palhaços não se criam, são revelados,expostos. Já existem no interior.
A construção do palhaço é um ato de coragem e generosidade, significa oferecer ao outro o seu próprio ridículo, e para que essa expressão risível funcione, ela tem que ser verdadeira.
É sobre essa verdade que trabalharemos.
Objetivos: .Descobrir sua alma de palhaço.Perceber e desenvolver a utilização do tempo cômico.Vivenciar o estado de atenção dos palhaços.
Conteúdos: A Descoberta e utilização do tempo cômico*Uma nova visão do mundo *Ver com novos olhos*O Treinamento físico:
- O corpo amplificado
- Os sons
- Os objetos
As Técnicas:
- As técnicas contemporâneas
- A berlinda criativa
- As esquetes Clássicas
- As técnicas da tradição
- Os improvisos
Sobre Luiz Carlos Vasconcelos ( palhaço XUXU )
O paraibano Luiz Carlos Vasconcelos, nasceu em Umbuzeiro, estudou artes cênicas no “Laboratório Internacional de Atores do Odin Teatret”, na Dinamarca, e fundou a Escola Piollin, um dos principais grupos teatrais de João Pessoa. Fez escola nacional de circo no RJ. Hoje é um dos grandes atores no Brasil, possui um vasto currículo composto tanto de atividades relacionadas ao teatro, quanto ao cinema e a televisão; é consagrado no Brasil e, sobretudo, no exterior, como diretor do espetáculo " Val da Sarapalha" – de 1992, que ficou 18 anos em circulação Estreia no cinema no papel do cangaceiroLampião, em O Baile Perfumado, filme pernambucano de 1996, fez sucesso em festivais. Na sequência, fez filmes paraWalter Salles e Andrucha Waddington.

Oficina 2: Oficina de iniciação:"A Arte de Ser Palhaço "
com João Lima / Bahia 
de 5 a 7 de novembro ( manha )
Local:Museu Cruz e Souza
gratuito
Ser palhaço não é só vestir uma roupa colorida, um sapato grande, um nariz vermelho e sair fazendo graça. Ser palhaço é se auto conhecer e adquirir coragem de se aceitar como se é. Revelando assim o verdadeiro ser humano que está por trás da máscara do palhaço e da nossa própria mascara cotidiana, que assumimos como autodefesa.
A partir dessa premissa a técnica do palhaço possibilita aos participantes colocar em cena não uma personagem e sim o seu próprio ser em estado lúdico genuíno, capaz de tocar verdadeiramente o outro e cativá-lo, seja para rir ou para emocionar.
Para pessoas a cima de 18 anos, com ou sem experiência em palhaço ou teatro
Número de participantes: máximo 16
Usar roupas leves, que permitam movimento fácil, sapatos de dança ou tênis.

Sobre João Lima / Bahia 
Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia, já dirigiu quatro musicais e aproximadamente 20 espetáculos Teatrais, dos quais quatro foram premiados pelo Prêmio Braskem de Teatro: “Quem Conto Canta Cordel Encanta” e “Radio Biruta FM”, “O Nariz do Poeta” e “O Sapato do Meu Tio” . Fundou e dirige desde 1998 o Viapalco, grupo de teatro com o qual já produziu mais de dez espetáculos, sendo a maioria com texto de sua autoria em colaboração com os atores. Atualmente participa da diretoria da Cooperativa Baiana de Teatrosendo um dos seus fundadores e a presidiu por quatro anos.Participou como ator de diversos espetáculos, com diferentes diretores. Entre eles “Os Iks”, 8ª Montagem do Núcleo de Teatro do TCA.A onze anos pesquisa e pratica a arte de se ser palhaço, tendo entre os resultados desse trabalho o espetáculo solo “O Circo de Um Homem Só” e a oficina “A Arte de Ser Palhaço” que já circulo por diversos estados do Brasil.Como parte do aprendizado e aprimoramento na arte de ser palhaço, já participou de cursos e oficinas com grandes palhaços nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário