Universo Quintal, de Tonho Costa - por Tiago Marques

Universo Quintal intitula o trabalho autoral de Tonho Costa. Um excelente cantor,músico e conversador.  Sua música é brasileira.
Nesta noite (dia 20/09, uma quinta-feira) vi seu show e saí dali querendo arrastar a banda toda para um dedão de prosa. Os músicos se divertem ao longo do show. Algumas risadas dadas fora do microfone não escapam a nossa audição e rimos junto. Vemos o prazer dos artistas. Não para aí.
Tonho é um homem que traz valores simplórios, abre sua vida. De cada episódio seu uma canção vem nos mostrar a inquietação do artista. Algumas músicas trazem certo vocabulário de avó e a nostalgia das lembranças de sua vida. Com isso, Tonho nos pega no colo e nos faz visualizar a nossa própria avó.  O artista não tem vergonha de nos contar de seus “sapatos hereditários” passando de pé em pé entre todos os irmãos. Tonho é mais que um cantor ou compositor, ele é um cantador.
Ao começar seu espetáculo ele em uma linda composição nos pede licença para cantar, já que chega em nossa casa e sem permissão não pode ficar. Com Fuxicos pendurados ao fundo varal de lâmpadas é Tonho que nos convida a viajar no tempo e na poesia. Vamos parar em seu quintal, lembrando a nossa própria vida. Mas não é só da matéria de lembranças que seu show é alicerçado. Tonho fala do amor, da amizade e incursiona pelos mais variados temas com a propriedade que só um poeta é capaz.
Tonho conta em determinado momento que após mostrar uma canção para um amigo dizendo ser a música em homenagem a uma árvore, o amigo não acredita ser a arvore a inspiração, e credita a composição ao fim de um namoro do músico e completa: “Tonho, toda vez que você termina um relacionamento faz música bonita” . Se esse amigo está certo ou não, não sei, mas se estiver  Tonho deve ter passado por muitas desilusões ...

Tonho Costa se apresenta nesta noite (sexta, 21/09) no SESC Londrina as 20h30

Os ingressos estão à venda no SAC do SESC
10,00 inteira/ 5,00 meia
Comerciários e seus dependentes com credencial atualizada do SESC tem cortesia


Um comentário:

  1. Ah, garoto! bonito texto! e merecida homenagem ao show do Tonho. Realmente dá vontade de sair pra mais um dedo de prosa!

    ResponderExcluir