FotoCircuito - Ciclo de Palestras


Acontece em Londrina, de agosto a novembro, o FotoCircuito, ciclo de palestras com fotógrafos residentes em Londrina. A primeira palestra acontece terça-feira, 21 de agosto, com Edson Vieira, especialista em fotografia e um dos coordenadores de projetos de resgate da memória fotográfica londrinense. Os próximos encontros são com Sérgio Ranalli (18/09), Rogerio Ghomes (22/10) e Walter Ney (20/11). As palestras acontecem na Sala de Espetáculos do SESC Centro (R Fernando de Noronha, 264), sempre às 20h, com entrada gratuita

O FotoCircuito convidou fotógrafos que moram em Londrina. Esse critério foi utilizado na escolha dos convidados por simbolizar o aspecto hospitaleiro da cidade e também para ressaltar a existência de fotógrafos locais gabaritados, com bastante conhecimento para compartilhar. Curiosamente, nenhum dos palestrantes do FotoCircuito é londrinense, mas todos contribuíram e contribuem, de alguma maneira, com a Fotografia em Londrina. 

Edson Vieira, além de ser professor, é um dos coordenadores do Instituto Câmara Clara, associação sem fins lucrativos focada na preservação e difusão do patrimônio cultural fotográfico e de memória. O Instituto recuperou um vasto acervo fotográfico de um dos estúdios mais antigos da cidade, o extinto Foto Estrela e o resultado desse projeto pode ser conferido em Revelações da História: Acervo do Foto Estrela. O livro - que contou com patrocínio do PROMIC - reúne mais de 150 fotos de Londrina, da década de 1940 à de 70.

Da mesma maneira, a Fotografia ocupa um papel central na carreira dos outros convidados. Sérgio Ranalli é editor de Fotografia da Folha de Londrina, sendo que fotos suas já foram publicadas nos principais veículos de comunicação e indicadas em prêmios por todo o Brasil; Rogerio Ghomes é professor de Artes Visuais e Design e coordenador de pós-graduação em Fotografia, além de ter obras já expostas em museus do Brasil e do exterior; Walter Ney já expôs seus trabalhos em galerias e museus nacionais e internacionais, tendo sido convidado a participar, com suas fotos, em mostra sobre a cultura indígena no Palácio do Itamaraty, no ano de 2005.

Os fotógrafos convidados possuem linhas de trabalho bem diversificadas e esse é um ponto a ser ressaltado pela Via Mundo, empresa realizadora do evento. “O objetivo do FotoCircuito é movimentar o circuito da Fotografia em Londrina e, para isso, é importante lembrar que há diversidade de estilos e de pontos de vista”, afirma Natalia Turini, produtora cultural da empresa. 

A próxima palestra do ciclo acontece em setembro, no dia 18, quando o público terá a oportunidade de ouvir Sérgio Ranalli falar sobre seu trabalho. Para todas as palestras há possibilidade de emissão de certificado, sendo necessária a solicitação prévia através do telefone             (43) 3305-7800      ou pessoalmente, no SAC do SESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário