Doutor - por Tiago Marques


Doutor
Tiago Marques


Fulano está tão bonito que parece até doutor!

Mas doutor tem aparência? Ao ingressar no universo acadêmico logo disseram-me que Doutor era aquele(a) que tinha  doutorado. Por que algumas profissões garantem o título de doutor a um simples(?) bacharel?

Quero deixar claro que não sou/estou contra um ou outro ofício. Mas por que chamamos nosso advogado de doutor? E nosso médico? Pela complexidade de sua área? Nesse caso aquele que advoga não é mais importante que aquele que administra, que não é mais nem menos que o que limpa. Poderia ir muito longe nessa brincadeira sem fim. Mas o que quero mesmo é que tenhamos respeito pelos profissionais, mas sem excesso. Ter menos respeito? alguém perguntará surpreso. Sim. Enxergamos alguns profissionais com excessivo respeito. Telefonei hoje ao consultório de uma médica afim de marcar uma consulta, quando disse que gostaria de marcar com a fulana, logo a atendente me corrigiu dizendo que se tratava de doutora fulana, perguntei se ela tinha doutorado e ela me disse que não sabia, respondi , então me marque com a doutora fulana, doutora secretária, ela riu e quando indagado por meu nome, não hesitei, chamam-me doutor Tiago.

Onde  chegarei com está patacoada? Possivelmente em nenhum lugar . Mas de alguma forma precisamos compreender que todas as funções  em uma sociedade tem sua importância, o médico é realmente muito necessário, mas não mais que o gari, o jornalista, o motorista, o cabeleireiro, o palhaço...

Quando um paciente, que agora chama-se cliente (o que deixa claro que prestam serviços a nós tanto quanto outros profissionais)diz estou bem Doutor? A resposta poderia ser esta: 

Está sim, Doutor.

* Tiago Marques é ator, palhaço, estudante de artes cênicas. Faz parte do grupo Plantão Sorriso, Trupe Gato e Sapato e do coletivo Triolé Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário