FALA PALHAÇO! Palhaço no hospital

Toda terça, uma coluna onde Gerson Bernardes e Alexandre Simioni escrevem sobre diversos assuntos, sempre sob a ótica do palhaço.

(em março serão quatro convidadas especiais leia sobre aqui)

Palhaço no hospital

Emilia Miyazaki*

Quando entrei para o Plantão Sorriso, em 1996, fui movida pelo desafio.

Trocar o palco pelo ambiente hospitalar e estabelecer contato com crianças doentes era algo relativamente doloroso para mim. Mas também era uma forma de enfrentar a doença da minha mãe, através do contato com gente que não conhecia. Isso parecia possível, viável....

Era também a oportunidade ousada de desmistificar a figura do palhaço, um personagem para poucos, a meu ver. Fácil para uns, difícil para mim.

Meu maior desafio era a técnica, o conhecimento, a atuação.

Hoje, olhando além do desempenho dos atores nas visitas aos hospitais, avalio que o palhaço tem a capacidade de mudar o ambiente, o palhaço contribui para a recuperação da criança, o palhaço resgata a criança saudável dentro da criança doente, o palhaço alivia o sofrimento.

O Plantão Sorriso é o palhaço cidadão, palhaço gente, palhaço sensível, palhaço para-raio, palhaço amigo, palhaço palhaço.

É o palhaço humano, que escancara o seu lado mais ridículo. Escancara a sua arte.

A nobre arte de fazer rir.

Sou uma palhaça em construção. Em processo de descoberta. Através do olhar do palhaço vejo tudo se transformar, ficar leve, ser possível. Uma sabedoria que inspira a minha vida. Com leveza, grandes possibilidades, belas transformações.

O Plantão Sorriso transforma o local onde está inserido, transforma o caos em leveza, desorganiza o ambiente e deixa-o mais humanizado.

O palhaço do Plantão Sorriso sofre com as perdas, mas celebra as vitórias, abraça pessoas em silêncio.

O palhaço humanizado do Plantão Sorriso está inteiro ali. Todo disponível.

*Emilia Miyazaki é jornalista e atriz vencedora de prêmios nacionais e estaduais. Passou por grupos reconhecidos em Londrina como o Proteu, e atualmente responde pela coordenação do Plantão Sorriso, organização cultural especializada na arte do palhaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário