Espetáculo "Swingnificado" do Grupo Entretantas encerra Londrina Mostra Teatro e Circo

Será apresentado em Londrina, nos dias 30 e 31 de março e primeiro de abril, o espetáculo Swingnificado. O trabalho, um projeto do grupo curitibano Entretantas, foi contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna e iniciará seu circuito de apresentações na Usina Cultura. Além de Londrina, o projeto será apresentado em Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza. O espetáculo encerrará a 8a Mostra de Teatro e Circo, uma realização da Casa de Cultural UEL e do SESC Londrina.

O processo de criação de Swingnificado foi conduzido em 2010 e 2011 pelos bailarinos Gladis Tridapalli, Mábile Borsatto e Ronie Rodrigues, em parceria com outros ar­tistas do grupo. O projeto de dança, que realizou também uma residência com diversos artistas selecionados, estreou com uma temporada de apresentações, de 6 a 9 de Outubro de 2011, no Espaço Cênico, em Curitiba.

Segundo Ronie Rodrigues o espetáculo emerge como tentativa de discutir e produzir, de maneira envolvente e direta com o público, o significado em dança contemporânea, ou seja, “o que a dança pode significar/comunicar, como é seu modo particular de significar/comunicar, de que maneira esse modo se dá”. Rodrigues indica que não existe um único modo de construir signifi­cados em dança, bem como não há um único modo de compreendê-los.

“No entanto, não há como não constatarmos uma lacuna visível na relação entre público e a obra de dança”, frisa Ronie. É por esse viés que as questões que tomam a construção do espetáculo Swingnificado surgiram, ainda quando o grupo estava cumprindo a temporada do espetáculo De Maçãs e Cigarros, o qual em breve será apresentado em Londrina.

O bailarino indica que muitas vezes o grupo precisou lidar com a “incessante e não menos engraçada e desconcertante pergunta feita após o espetáculo – O que isso quer dizer?”. Segundo ele, muitas questões impulsionaram o processo do trabalho, que possui o objetivo de lidar com este e outros questionamentos “de maneira aberta e saborosa, colocando em che­que, principalmente, as incompreensões ou outras compreensões relativas ao que dançamos”, completa Ronie.

Serão desenvolvidas ainda duas ações, em união ao espetáculo, que complementam o projeto: Um debate, intitulado “DebatePapo”, sempre após as apresentações, o qual, segundo Ronie, possui a intenção de discutir e “com-partilhar” o processo de criação com o público, “aproximando e colaborando para o fomento e a discussão de processos criativos em dança contemporânea”; Uma Oficina, aberta ao público, que possui como proposta o compartilhamento de alguns procedimentos práticos/teóricos realizados no processo de criação do trabalho Swingnificado. Dentre esses procedimentos, o bailarino destaca “o experimento de estados corporais/coreográficos, a investigação de ambientes coletivos de ação/criação e o estudo referente à questão da multiplicidade dos sentidos/significados em dança”.


Serviço:

Espetáculo Swingnificado. Dias 30 e 31 de Março e 01 de Abril.

Horários: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h.

Ingresso: R$ 6,00 [Inteira] * R$ 3,00 [Meia]

Local: Usina Cultural [Avenida Duque de Caxias, 4159, Centro].

Oficina: 31 de Março

Horário: 14h às 16h

Participação Gratuita

Número de Vagas: 20

Inscrições pelo e-mail paartistica@gmail.com

Local: Usina Cultural [Avenida Duque de Caxias, 4159, Centro].

Público: artistas, bailarinos, estudantes de dança e comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário