OLHA ISSO! Janela da Alma

Toda quinta, Gerson Bernardes e Alexandre Simioni escolhem um vídeo e compartilham aqui no triolé, sempre com algum comentário, sob a ótica do palhaço.


Lambreta e Mereceu em foto de Isabela Figueiredo



Janela da Alma

Gerson Bernardes



Comecei meus textos e vídeos falando sobre o olhar, sobre perspectiva, sobre subversão.


Coloco agora um trecho de um documentário de 2001, de nome ‘Janela da Alma’, onde dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo.


“O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­se é que ela é a mesma para todos”.


Quem assina a direção do documentário é Walter Carvalho e João Jardim.


No trecho em questão podemos ver os comentários do escritor José Saramago e do cineasta alemão Wim Wenders.


Deixo apenas o vídeo. Seria muita pretensão a minha tecer algum comentário após o que será dito. Coloco-o pois acho que, apesar de ter sido feito há uma década, ele se faz cada vez mais atual.

ps: você pode encontrar a íntegra do filme para se assistir online no link http://video.google.com.br/videoplay?docid=1046435147561692538&hl=pt-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário