OLHA ISSO! Dia das Crianças, Stopmotion e 'Zeca e Joca'

Aproveitando que ontem foi Dia das crianças, o site Google usou mais uma vez de seus "doodles", que são essas animações que o Google faz em sua logo em dias comemorativos pelo mundo. No Dia das crianças, o Google juntou dois assuntos, além das crianças, o aniversário de 90 anos do artista Art Clokey, conhecido mundialmente por fazer animações com "argila" (ou para uma denominação mais técnica do material, MASSINHA) se utilizando de uma técnica quase tão antiga quanto o cinema, que é o "stopmotion".

O stopmotion é uma técnica de animação feita quadro a quadro, ou seja, é uma sequência de quadros que quando juntados em película ou no computador, formam a animação. São necessários em média 24 quadros para um segundo de animação.

Esta técnica é encontrada em algumas produções de cinema, como "A fuga das galinhas" e "A noiva cadáver".


O vídeo que vai hoje não é de nenhuma dessas produções nem do artista citado. Lendo sobre os stopmotions, procurei e achei um vídeo da animação "Zeca e Joca", que 'embalou' as tardes de muita gente como eu que assistia na Tv Cultura o "Glub Glub". O vídeo é pueril e ao mesmo tempo extremamente inteligente. Divirtam-se!

Obs: Quem quiser ver mais coisas sobre stopmotion, entre neste site www.stopmotionbrasil.art.br, lá tem um acervo gigantesco de animações e histórias do stopmotion.


video

Um comentário:

  1. Sensacional este desenho... eu assistia quando criança... vou procurar no youtube e assistir mais... valeu pelo momento de saudosismo... abraços amigos

    ResponderExcluir