5 de agosto - Cachorro!


CACHORRO! narra a trajetória de um triângulo amoroso composto por uma mulher e dois homens que são amigos há muito tempo. O drama dá-se de forma contundente na medida em que o marido não está ciente da "sociedade amorosa" na qual está inserido. A sensação de perigo constante e o desejo pelo proibido fazem com que os amantes se arrisquem mais do que deveriam...

“Nelson Rodrigues é, na peça, o veículo para uma inspiração livre. Recolhemos tudo o que foi possível, todo o material, os pensamentos arquitetados a partir do autor, para então tirarmos a essência e explorar o inesgotável dramaturgo. Concebemos um texto que Nelson não redigiu, mas que de certa forma lhe pertence, porque surge a partir dele e porque diz respeito ao seu universo dramático”, conta Vinícius.

A dramaturgia de Jô Bilac
A dramaturgia original de Jô Bilac realiza uma costura de elementos da também típica linguagem rodriguiana, preservando o ritmo, o uso de expressões que hoje soam cômicas, a maneira como as situações se desenrolam até o grande final trágico. O autor investiu num enredo fechado em detrimento da alternância de histórias. Para Vinícius Arneiro é sempre um desafio encontrar novas articulações criativas na abordagem de um autor como Nelson Rodrigues. “Para criar um olhar de proximidade e distância, dissecamos o gênero, atualizamos alguns pontos e subvertemos outros. Buscamos digerir antropofagicamente Nelson como referência fundamental da cultura popular carioca”, frisa o diretor.

Diálogo com a atualidade
Em CACHORRO!, o diretor procurou valorizar os elementos atemporais que identifica como mais pertinentes à contemporaneidade dentro da obra de Nelson. "Há uma potencialidade nos impulsos dos personagens que dialoga com os dias de hoje. Acho que o mundo atual é cada vez mais impulsivo e veloz. E os personagens de Nelson, principalmente os da “A vida como ela é” e os das tragédias cariocas costumam não ser atravessados por um processo psicológico. Os ímpetos são passionais.", afirma Vinícius.

PALCO GIRATÓRIO CURITIBA
Realização: Fecomércio Sesc Paraná

HOJE (sexta) - 20h
Teatro Sesc da Esquina - Visconde do Rio Branco, 969 - Curitiba
Inf.: (41) 3304-2242

* confira diariamente a programação do festival aqui no Blog do Triolé Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário