13 e 14 de agosto





13 e 14 de agosto – Frankenstein

Em mais de uma década de existência (sua fundação ocorreu em 1997), a Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos, situada em Araraquara - SP, já criou diversas montagens teatrais. E foi com sua pesquisa constante no universo dos bonecos que se consolidou como uma das importantes companhias do gênero, recebendo reconhecimento de público e crítica e se tornando um importante pólo do teatro de bonecos no interior paulista.

Com um repertório que inclui de textos clássicos a experimentos da própria companhia, desenvolve seus trabalhos num processo quase coorporativo, em que seus integrantes - atores, técnicos e assistentes - participam do desenvolvimento de cada produção, dando a cada uma delas um teor único.

Nesse tempo de existência, conquistou lugar em importantes projetos culturais, dentre eles a Mostra SESI de Teatro de Bonecos, a Mostra SESC de Artes, o Ciclo Multicultural do Centro da Cultura Judaica, participando também do Festival Internacional de Títeres de Bengala e do Festival de los Vecinos de Cantaura, ambos na Venezuela.

Seus bonecos expressivos e sua técnica de manipulação, derivada do Bunraku japonês, trazem aos palcos, como resultado final, uma plástica apurada aliada a uma dramaturgia delicada e coerente. Os temas diversos tratam e exploram diferentes sensações: da poesia à comicidade e da tristeza à saudade (ou à reflexão).

Embora tenha se dedicado fielmente ao público infantil, não se pode dizer que seu único público seja exclusivamente os pequenos. Seus trabalhos são realizados visando o lúdico, o poético, o compreensível e o dinâmico, conquistando, como conseqüência, também o público adulto.
Hoje, a Cia Polichinelo continua desenvolvendo seus trabalhos e caminha sólida em seu objetivo difundir o teatro de bonecos, fomentando novas iniciativas nesse contexto e contribuindo para o desenvolvimento da cultura, sem nunca se esquecer de que tudo isso começa... com uma boa história!

SINOPSE

Em seu laboratório, Victor Frankenstein está muito ocupado costurando uma imensa criatura e para que todos saibam de sua proeza, Victor anota tudo em seu diário, deixando para a eternidade o relato de sua aventura.

Depois de atingida por um raio, a criatura finalmente ganha vida, mas é abandonada por Victor que, com medo de sua própria criação, foge para longe, deixando de lado seu experimento. Sozinha, a criatura passa a andar pelas redondezas do castelo o que causa um grande susto nas pessoas que cruzam com essa aberração em seu caminho.


Com medo, as pessoas recusam se aproximar do “monstro”, mas ele encontra amizade em alguns pequenos momentos.


Depois de encontrar o diário de Victor e ler toda a sua história, a criatura pensa que pode ser aceita pelo seu criador e o procura. Mas o cientista, ainda com medo, também o espanta.


Não aceito e agredido pela população, a criatura realmente torna-se um monstro. E pode atacar a qualquer momento!

PALCO GIRATÓRIO CURITIBA

Realização: Fecomércio Sesc Paraná

HOJE e AMANHÃ (sábado e domingo) - 15h

Teatro Sesc da Esquina - Visconde do Rio Branco, 969 - Curitiba

Inf.: (41) 3304-2242

* confira diariamente a programação do festival aqui no Blog do Triolé Cultural

Para ver a programação completa do Festival Palco Giratório Curitiba - CLIQUE AQUI

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concerto de Ispinho e Fulô

Criação coletiva. Com lirismo e simplicidade, o poeta Patativa do Assaré (1909-2002) retratou o homem nordestino e inspirou a Cia. do Tijolo neste musical. Os espectadores mergulham no universo do poeta como se ouvissem sua biografia em um programa de rádio. Seis atores e três instrumentistas, sob a direção cênica de Rogério Tarifa e a musical de William Guedes, empolgam a plateia gradualmente, com uma narrativa longe do didatismo e calcada, sobretudo, nas emoções. Por meio de depoimentos, o elenco relata impressões sobre a produção de Patativa e de como os sertanejos descritos em seus versos poderiam ter nascido em qualquer lugar.

PALCO GIRATÓRIO CURITIBA

Realização: Fecomércio Sesc Paraná

HOJE e AMANHÃ (sábado e domingo) - 19h

Teatro Sesc Água Verde - Curitiba

Inf.: (41) 3304-2242

* confira diariamente a programação do festival aqui no Blog do Triolé Cultural

Para ver a programação completa do Festival Palco Giratório Curitiba - CLIQUE AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário