Domingo tem Sonora Brasil no Sesc Londrina


Sonora Brasil traz Sotaques do Fole ao Paraná

Domingo Gilberto Monteiro e Grupo se apresentam na Sala de Espetáculos Sesc Londrina



Dez cidades paranaenses receberão, em julho, a primeira etapa do Sonora Brasil, apresentando Gilberto Monteiro e Grupo

A sonoridade do fole gaúcho chega ao Paraná. De 08 a 18 de julho, os músicos do Rio Grande do Sul, Gilberto Monteiro, Eduardo Canteiro e Fernando Gorrie trazem a música das tradições gaúchas no projeto Sonora Brasil, promovido pelo Sesc.

Monteiro apresentará ao público de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Cascavel, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Maringá, Londrina e Jacarezinho, a gaita-ponto - também conhecida como gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos. Este instrumento funciona pelo sistema chamado de "voz trocada", pois cada botão produz dois sons distintos, dependendo da direção do movimento do fole.

O instrumentista e compositor Gilberto Monteiro, autor de "Milonga para as Missões", é um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul. O repertório do trio é composto por vaneras e vanerões, chamamés, chamarritas, contra-passos, xotes, bugios, milongas e rancheiras.

Sonora Brasil

O Sesc desenvolve há 14 anos, o projeto Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais e apresenta programações que buscam o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Trata-se do maior projeto de circulação musical do país e, em 2011, serão 420 concertos, em 110 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. Com isso, o Sesc possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira, contribuindo de forma significativa para a formação de plateias.

Confira a programação:

17 de julho (domingo)

Local: Sala de Espetáculos Sesc Londrina - Rua Fernando de Noronha, 264

Horário: 20 horas

Entrada grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário