CineSesc apresenta Cinematoso


Documentário sobre a vida e obra do cineasta Cyro Matoso.

Cyro Matoso é um jovem senhor de setenta e poucos anos, figura única das artes em Paranaguá. Aposentado pelo IBC (Instituto brasileiro do Café) desde os anos 70, dedica-se à sua grande paixão, o cinema. Nesse tempo, realizou mais de 10 filmes dentre curtas, médias e longas metragens, sempre produzindo de forma alternativa, remando altivo contra a maré. Artista Plástico e Cineasta, em meados dos anos 70 também iniciou as encenações da Paixão de cristo na cidade, reunindo elenco, dirigindo e construindo ele próprio os cenários.

Em filmes como “O Mistério da Casa Afundada”, “Grazi na terra de King Kong”, “Aparição da Virgem do Rocio”, Cyro desenvolveu uma maneira peculiar de retratar a Paranaguá do passado, abordando lendas caiçaras e estórias religiosas em paralelo a temáticas locais da atualidade. É contagiante a perseverança com que produz os seus filmes. De forma totalmente intuitiva e independente, ele escreve o roteiro, consegue apoio de comerciantes locais e escala o elenco, em sua grande maioria moradores (“não atores”) da própria comunidade.

Assim, mais do que um cineasta, Cyro tornou-se uma figura folclórica viva do litoral paranaense. Um agitador cultural que desperta à comunidade mais humilde um olhar cinematográfico. Cyro é um exemplo vivo, aos novos realizadores, de que os inquietos olhos do artista podem e devem sempre brilhar.

01 a 05 de agosto de 2011

às 19h30

Sala de Espetáculos do Sesc Londrina

Rua Fernando de Noronha, 264

3378-7800

Nenhum comentário:

Postar um comentário